quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Conservando a Mata Atlântica em Jardim, MS
Jardim é o único município de Mato Grosso do Sul que está recebendo apoio para elaborar o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), sob coordenação da Fundação Neotrópica do Brasil, em parceria com o Núcleo de Meio Ambiente da Prefeitura de Jardim e Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Jardim.

No total são 10 PMMAs em elaboração no Brasil, que fazem parte do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA), do Ministério do Meio Ambiente. Os recursos para elaboração desses Planos são oriundos da Cooperação Financeira Brasil/Alemanha, por meio do banco alemão KFW.

A Neotrópica e seus parceiros estão realizando oficinas para identificar a situação atual dos remanescentes, as causas da degradação ambiental e as principais ameaças para a conservação da Mata Atlântica no município. As informações geradas em outros Planos e Projetos (Plano Diretor, Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentado, Projeto de Fortalecimento Institucional Municipal para Gerenciar e Beneficiar-se do Turismo, entre outros), bem como os demais dados técnico-científicos, estão subsidiando essa fase de elaboração do PMMA. Com o diagnóstico pronto, o próximo passo é identificar as prioridades e diretrizes para conservação e recuperação da Mata Atlântica em Jardim, com a ampla participação da sociedade local.

Essa é uma excelente oportunidade para gerar e disseminar conhecimentos sobre a Mata Atlântica no município, além de fomentar o debate entre os diferentes segmentos da sociedade, identificar novos investimentos em atividades de baixo impacto, entre outras.

Um pouco mais sobre a Mata Atlântica
Apesar do bioma Mata Atlântica ser considerado prioritário para conservação, por instituições nacionais e internacionais, esse é o segundo bioma mais ameaçado do planeta, perdendo apenas para as florestas de Madasgascar.

Mesmo reduzida e fragmentada, estima-se que a Mata Atlântica possua 20.000 espécies vegetais, das quais 8 mil são endêmicas (só ocorrem nesse bioma). Destas, 276 estão na lista brasileira de flora de espécies ameaçadas de extinção. O bioma também abriga 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 espécies de mamíferos e 350 espécies de peixes, com uma lista crescente de espécies ameaçadas de extinção e algumas já extintas.

A Mata Atlântica é fornecedora de benefícios, diretos e indiretos, como a captura de carbono, produção e conservação da água, conservação e produtividade do solo e regulação do clima.

Em Jardim é considerada área de Mata Atlântica as áreas de florestas estacionais deciduais e semideciduais, com destaque aquelas que estão localizadas no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, as matas ciliares dos rios da Prata e do rio Miranda, bem como nos demais cursos d’águas do município.

Nenhum comentário: